[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]
Este livro nasceu de duas ideias distintas. A primeira adveio da comemoração dos 40 anos da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), quando foi realizado um encontro teológico com a apresentação de palestras sobre assuntos que contribuíram para a criação da identidade da IPU. Originalmente, aquelas palestras deveriam se tornar um livro, fato não concretizado. A segunda, já em 2019, surgiu do meu encontro com o Dr. Francisco Leite. Trocando figurinhas sobre a possível edição de um livro em conjunto, decidimos convidar aqueles palestrantes dos 40 anos da IPU que haviam produzido os textos sobre seus assuntos de expertise e adicionaríamos novos textos, de acadêmicos e pastores da IPU para configurar este livro com uma temática fundante: o protestantismo de linha ecumênica e mais aberto à dinâmica de mudanças da sociedade brasileira.
Foram produzidos treze ensaios que tratam de aspectos distintivos da identidade reformada e ecumênica da IPU. Assim, o livro discute um tipo de prática religiosa e de ação na sociedade de características próprias, diferenciando-se das expressões mais conhecidas do mundo evangélico nacional, normalmente associado às igrejas de perfil pentecostal, neopentecostal ou, entre os protestantes tradicionais, que adotam – via de regra – uma linha fundamentalista.
A nossa expectativa é que esse conjunto de ensaios possa ser um indicativo da vitalidade de uma teologia que nasceu da prática protestante questionadora e progressista – na contramão da prática usual das denominações –, amadureceu ao longo das últimas quatro décadas e, julga-se, pode ter muito a contribuir com a reflexão teológica no Brasil e na América Latina, por apresentar uma perspectiva mais aberta e ecumênica do protestantismo reformado.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]