“Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus.” Colossenses 2, 7
No versículo anterior, Paulo afirmou que os colossenses deviam viver unidos com Jesus, pois o tinham recebido como Senhor. No texto de nossa meditação de hoje ele explica como fazer isso na prática diária de quem segue a Jesus.
São duas as ações que devem ser realizadas: construir a vida sobre o alicerce que é Cristo, e ser grato em todas as situações. Comecemos pela construção da vida.
Paulo começa dizendo que estamos enraizados em Cristo, ou seja, que somos como uma planta cujas raízes estão em Cristo. Não somos nós que nos ligamos a ele. Ele mesmo nos fez parte de sua vida. Isso vem antes do que podemos fazer para construir nossa vida sobre o fundamento que é Cristo. Aqui encontramos a graça de Deus, que nos enxertou na vida de Cristo.
Entendendo isso, estamos aptos a perceber que nossa vida deve ser construída sobre o alicerce firme que é o próprio Jesus. Outro alicerce, seja qual for, resultará em uma construção não cristã. Pode até ser uma vida boa e piedosa, mas não será cristã.
Uma vez que tenhamos consciência de que fomos aceitos por Deus para fazer parte da vida de Jesus, podemos então construir nossa vida sobre o firme fundamento que é Cristo. E essa construção, é bom que saibamos, vai acontecendo ao longo de nossa convivência na família, na igreja, nas amizades, e em todos os lugares. Às vezes, construímos um belo edifício, bem estruturado e ornamentado; às vezes, construímos um barraco mal feito e que não é compatível com o alicerce. Essa é a realidade da vida de todo o que crê. Os altos e baixos são uma realidade esmagadora. E se alguém disser que só constrói jardins e edifícios maravilhosos, saiba que é propaganda enganosa!
Na medida em que vamos construindo nossa vida sobre o alicerce que é Cristo, vamos nos tornando mais fortes na fé, como Paulo afirma nesse texto. Vamos aprendendo no meio da ação de construir. Isso é fruto dos nutrientes que recebemos da raiz que é Cristo. Em outras palavras, nossa vida é um trabalho conjunto: nossa ação e a ação do Espírito Santo, que vai nos fortalecendo na medida em que construímos.
A outra ação de que Paulo fala é a gratidão. O próprio apóstolo vai afirmar que devemos dar graças em tudo (1Ts.5,18). A gratidão deve estar presente independente da situação. Isso significa reconhecer que Deus está no controle de todas as coisas e que não há realidade permanente, nem de alegria e nem de sofrimento. Por isso Paulo chega a afirmar que aprendeu a estar contente em toda e qualquer situação (Fp.4,11-12). Essa é uma atitude que todo seguidor de Jesus deveria aprender.
Tendo certeza de que estamos enraizados em Jesus, recebendo dele o que precisamos para viver de maneira digna, como alguém que foi chamado a seguir o exemplo de Jesus, sigamos construindo a nossa vida da melhor maneira que pudermos e sendo sempre gratos a Deus.
Para pensar: “A cada pequena coisa que você agradece, Deus prepara coisas grandes para sua vida”. Beatrice Cancun