Meditação – João 14, 6

“Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” João 14, 6

 

A afirmação de Jesus nesse versículo é uma das mais conhecidas das Escrituras. Na tradução mais antiga, da Bíblia Revista e Atualizada, havia uma variação dizendo que ninguém vem ao Pai senão por mim. Porém, na meditação de hoje queremos focar na primeira expressão de Jesus: eu sou o caminho.

A ideia de Jesus como o caminho nos leva a pensar em um trajeto que deve ser seguido, em um deslocamento de um lugar para outro. E esse deslocamento pode ser entendido como sair de onde estamos, em algum lugar distante da vontade de Deus, para nos aproximarmos daquilo que Deus quer que sejamos. O caminho do primeiro ponto para o segundo é Jesus.

E o que isso significa? Como seguir nesse caminho? Há alguns anos atrás, fazendo um curso de leitura popular da Bíblia em Curitiba, aprendi uma música que dizia: “a fé está no pé meu irmão, a fé está no pé minha irmã, é o Deus da caminhada, meus irmãos, que sustenta a nossa fé”. Seguir pelo caminho que é Cristo, único caminho que leva ao Pai, significa seguir o seu exemplo, caminhar em comunhão com o Pai todos os dias. Significa fazer as escolhas que Jesus fez quando se deparou com situações como as que enfrentamos em nossas vidas. 

É preciso lembrar que o próprio Jesus, ao chamar os seus primeiros seguidores, disse que eles teriam de fazer como ele: tomar a sua cruz e segui-lo (Mt.16,24). E disse isso porque o caminho que ele seguiu foi o da cruz. Não podemos seguir pelo caminho que é Cristo ignorando que esse caminho é o caminho da cruz! Em outras palavras, o único caminho que leva a Deus passa necessariamente pela cruz. Não há céu, nem salvação, nem ressurreição, nem glória celestial, sem passar pela cruz.

A cruz que temos de carregar aparece em cada decisão que tomamos no dia a dia. Quando escolhemos a vontade de Deus em vez da nossa, estamos tomando a nossa cruz; quando escolhemos a nossa vontade, tomamos um atalho que nos afasta do Pai. Por isso a fé continua no pé: porque decidimos se vamos seguir pelo caminho que leva ao Pai, ou se tomamos outro caminho, seja qual for, que nos afasta da comunhão com Deus.

Hoje, Jesus continua nos dizendo: “se você quer ser perfeito, vem e me segue” (Mt.19,21). Deixe para trás tudo o que o impede de seguir a Jesus!

Para pensar: “Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus”. (Fp.3,13-14).